São Cipriano e São Cornélio- Bispo

16 09 2009

Lendas circundam o nome de São Cipriano. Ele é Santo da Igreja Católica convertido aos 35 anos de idade ao cristianismo. Evangelizou muito na África e por lá promoveu a sua excelente oratória. Foi perseguido, sofreu martíro após a condenação e sentença de morte.

Cornélio sentou-se na cátedra de Pedro por menos de três anos, mas o fez com tanto vigor, galhardia e sabedoria, que angariou respeito e empatia até entre seus delatores e acusadores. Foi papa de 251 a 253.

Sua eleição ocorreu depois de muitas discussões. O clero de Roma o escolheu mais pelo vigor na defesa das sagradas escrituras, em detrimento de sua saúde frágil, do que o ambicioso Simão, que ambicionava o cargo e apoiou a Novaciano, que lhe prometera grandes honras em troca de seu apoio secular. O sacerdote Nereu de Chipre não conseguiu mais uma vez “fazer-se Papa” pois não tinha as legiões de fiéis e seguidores de Cornélius, muito menos de Novaciano, que sendo derrotado em nova eleição, entretanto, pelo suborno e pelas falsas promessas de vantagens, se autoproclamou Papa com grande reconhecimento do volúvel clero, desejoso de paz interna e riqueza imerecida. São Cornélio convocou um concílio que condenou Novaciano e seus inúmeros seguidores e o declarou antipapa. Seu defensores tentaram matar por inúmeros ardis o papa. Como não obtiveram êxito em meio a milagres extraordinários da imunização do veneno inúmeras vezes ministrados na comida e bebida do pontífice, foi por fim delatado ao governo pagão de Roma de encabeçar um falso plano de insurreição popular e de derrubada do Governo Romano, e de não reconhecer o Imperador como um Deus!

São Cornélio foi exilado para Civitavecchia por não ter querido oferecer sacrifícios aos deuses. Faleceu no exílio vítima de tuberculose.

Fonte: http://www.wikipédia.org.br

São Cipriano e São Cornélio, mártires da nossa Igreja, rogai por nós!

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: